Minuta Resolução – Define e estabelece as normas para a criação, o registro e o funcionamento de Grupos de Pesquisa, Laboratórios de Pesquisa, Núcleos de Pesquisa, Redes de Pesquisa e Laboratórios Multiusuários Centrais e Setoriais na Universidade Federal de Santa Catarina.

30/04/2015 16:16

Minuta Resolução - Define e estabelece as normas para a criação, o registro e o funcionamento de Grupos de Pesquisa, Laboratórios de Pesquisa, Núcleos de Pesquisa, Redes de Pesquisa e Laboratórios Multiusuários Centrais e Setoriais na Universidade Federal de Santa Catarina.

Esclarecimento PROPESQ:

A UFSC destaca-se pela excelência da sua pesquisa e pela diversidade de suas condições de infraestrutura, que cresceram de forma distinta nos vários setores ao longo dos seus mais de 50 anos de atividades. Isto tem dificultado o gerenciamento da estrutura de pesquisa existente pelos Departamentos, Centros e mais recentemente, pelos Campi, além de não prover a Administração Central com números e relatórios consistentes que sirvam tanto para visibilidade externa, quanto para estabelecimento de políticas de incentivo e de parcerias com agentes externos.

Com o objetivo de orientar a formação de uma estrutura de pesquisa institucional que garanta a autonomia das Unidades mas que, ao mesmo tempo, permita um melhor acompanhamento da pesquisa na UFSC, a Câmara de Pesquisa debateu e discutiu desde o segundo semestre de 2014 e aprovou a proposta de uma Minuta de Resolução sobre o assunto.

A proposta de regulamentar institucionalmente as estruturas de pesquisa está em consonância com o que acontece nas mais conceituadas universidades no país e no exterior. Com a definição clara de normas de criação e funcionamento das estruturas de pesquisa, a Instituição estará em condições de melhor racionalizar a sua gestão e aumentar a sua qualificação com a finalidade de manter e aperfeiçoar a excelência em pesquisa.

A lógica conceitual é que os Grupos de Pesquisa formam a base desta estrutura e a partir daí, podem se associar em Laboratórios e Núcleos e Redes de Pesquisa. Como atualmente, os Grupos de Pesquisa continuarão a se organizar a partir de seus componentes, de acordo com as normas estabelecidas pelo CNPq e pela UFSC, mas agora, em consonância com o Estatuto e o Regimento da Universidade, atribui-se especificamente aos Departamentos, às Unidades e a Administração Central o estabelecimento das normas pelas quais os demais segmentos da estrutura de pesquisa serão criados e como funcionarão.
Outro aspecto importante desta proposta é possibilidade de estruturação de Laboratórios Multiusuários Centrais e Setoriais. Esta tendência de compartilhamento de estruturas já vem acontecendo na UFSC, mas ela pode e deve ser ampliada e expandida. Além do óbvio benefício na ampliação do acesso ao desenvolvimento de pesquisa de alta qualidade, laboratórios multiusuários facilitam e melhor direcionam a contrapartida institucional.

Como sempre, contamos com a colaboração da nossa comunidade no aperfeiçoamento das propostas feitas pela Câmara de Pesquisa e sua contribuição é muito importante frente à diversidade de linhas e áreas de pesquisa na UFSC.

Jamil Assreuy – Pró-Reitor de Pesquisa