Consolidação da nova interface do portal da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Confira e opine: ufsc3.paginas.ufsc.br

ESCLARECIMENTO:

A participação da comunidade universitária é fundamental na consolidação da nova interface do portal da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que entrará em consulta pública no dia 16 de março e permanecerá até o final do mês. O site, desenvolvido pela Diretoria Geral de Comunicação (DGC) e pela Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (SeTIC), segue a Instrução Normativa nº 8 da Presidência da República, com foco no acesso universal, rápido e fácil pelos interessados.

O site da UFSC é um dos principais canais de comunicação com a comunidade externa e interna. Hoje a instituição conta com quase 50 mil pessoas, entre professores, técnicos-administrativos e estudantes. O modelo anterior, no ar desde 2010, já não supria adequadamente as necessidades desses públicos, principalmente no que diz respeito ao acesso de pessoas com deficiência e em dispositivos móveis. O objetivo é melhorar a experiência dos usuários, facilitar a busca de informações de seu interesse nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e administração.

Desde 2012, setores envolvidos com a comunicação na Universidade trabalham de forma integrada para melhorar esse serviço. O trabalho dessa comissão foi fortalecido em 2014, com a formação do Grupo Gestor da Comunicação Organizacional. Entre suas funções, busca o constante aprimoramento do Sistema de Gestão da Comunicação Organizacional e das demais ferramentas de suporte.

A equipe da SeTIC – formada por Gustavo Tonini, Júlia Carmen, Jean Damke e Bernardo Engelke – trabalhou, desde maio de 2015, para adequar a identidade padrão do Governo Federal à plataforma (WordPress) e linguagem utilizadas na UFSC, a fim de que a transição não afetasse o usuário responsável pela atualização das páginas da Universidade. A parte de apresentação dos conteúdos contou com a colaboração dos servidores da DGC (Jornalismo, Fotografia, Design e Relações Públicas).

O resultado do trabalho coletivo pode ser conferido no novo site que permite que o usuário acesse com mais facilidade informações sobre a Universidade, tais como estrutura, Vestibular, Programa de Ações Afirmativas, concursos públicos, cursos de graduação e de pós-graduação, além de notícias, eventos e reportagens sobre pesquisas desenvolvidas nos campi. A ideia é que o novo layout passe a ser adotado paulatinamente em todas as páginas da UFSC, com as devidas adaptações.

As informações mais procuradas e as demandas observadas no dia a dia da comunicação da UFSC foram agrupadas nos menus e links apresentados, procurando facilitar o acesso da comunidade a todos os assuntos de interesse.

Entre as principais novidades, destacam-se o calendário de eventos, a galeria de imagens (Fotojornalismo), bem como os espaços para divulgação de serviços gratuitos, de assuntos relacionados ao estudante e de “Perguntas frequentes”. As redes sociais e os vídeos da TV UFSC também são um diferencial na nova página.

Textos e imagens se intercalam. No novo tema, as notícias estão dispostas em diferentes níveis de hierarquização, com barra de rolagem, ampliando a gama de informações dispostas na página principal.

Diretoria-Geral de Comunicação - UFSC